PERFIL PROFISSIONAL DO LICENCIADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA


Compreendemos que ao pensar a formação profissional em Educação Física é de fundamental importância definir o perfil profissional e distinguir as trajetórias curriculares para os licenciados e os bacharéis.

O profissional docente na área da Licenciatura em Educação Física deve ser preparado em função de sua qualificação e sensibilidade pedagógicas e assim atender as seguintes metas:


- Exercer atividades de ensino de Educação Física nos diversos níveis e modalidades previstas pelo sistema: educação infantil, ensino fundamental, médio e superior.

- Atuar em contextos educativos formal ou não-formal, tais como nos programas de educação popular, adultos e especial

- Dominar conteúdos disciplinares das áreas de sua escolha e as respectivas didáticas e metodologias com vistas a conceber, construir e administrar situações de aprendizagem e de ensino de Educação Física


- Fundamentar seus conhecimentos nas ciências humanas e sociais, da natureza e nas tecnologias


- Atuar com competência técnico-científica e com sensibilidade ética e compromisso com a democratização das relações sociais nas diferentes situações na sociedade em geral.


- Estabelecer um diálogo com as diferentes ciências que fundamentam o conhecimento da área da Educação Física e deste modo relacionar o conhecimento científico com a realidade social e com isto aprimorar as práticas educativas e propiciar aos acadêmicos/as a percepção das abrangências dessas relações.


- Construir um projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Educação Física de modo coletivo, interdisciplinar e investigativo, desenvolvendo saberes educacionais, a partir das questões vivenciadas na prática educativa.


- Exercer um papel catalisador do processo educativo, possibilitando a articulação dos sujeitos escolares entre si e destes com os movimentos sociais e contribuir com a organização coletiva de sua categoria profissional.


- Desenvolver pesquisas no campo teórico-investigativo da educação e especificamente da docência, podendo dar continuidade como pesquisador/a, à sua formação.
.

.