PERFIL
PROFISSIONAL DO LICENCIADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Compreendemos que ao pensar a
formação profissional em Educação Física é de fundamental
importância definir o perfil profissional e distinguir as
trajetórias curriculares para os licenciados e os bacharéis.
O profissional docente na área da Licenciatura em Educação
Física deve ser preparado em função de sua qualificação e
sensibilidade pedagógicas e assim atender as seguintes metas:
- Exercer atividades de ensino de Educação Física nos diversos
níveis e modalidades previstas pelo sistema: educação
infantil, ensino fundamental, médio e superior.
- Atuar em contextos educativos formal ou não-formal, tais
como nos programas de educação popular, adultos e especial
- Dominar conteúdos disciplinares das áreas de sua escolha e
as respectivas didáticas e metodologias com vistas a conceber,
construir e administrar situações de aprendizagem e de ensino
de Educação Física
- Fundamentar seus conhecimentos nas ciências humanas e
sociais, da natureza e nas tecnologias
- Atuar com competência técnico-científica e com sensibilidade
ética e compromisso com a democratização das relações sociais
nas diferentes situações na sociedade em geral.
- Estabelecer um diálogo com as diferentes ciências que
fundamentam o conhecimento da área da Educação Física e deste
modo relacionar o conhecimento científico com a realidade
social e com isto aprimorar as práticas educativas e propiciar
aos acadêmicos/as a percepção das abrangências dessas
relações.
- Construir um projeto pedagógico do curso de Licenciatura em
Educação Física de modo coletivo, interdisciplinar e
investigativo, desenvolvendo saberes educacionais, a partir
das questões vivenciadas na prática educativa.
- Exercer um papel catalisador do processo educativo,
possibilitando a articulação dos sujeitos escolares entre si e
destes com os movimentos sociais e contribuir com a
organização coletiva de sua categoria profissional.
- Desenvolver pesquisas no campo teórico-investigativo da
educação e especificamente da docência, podendo dar
continuidade como pesquisador/a, à sua formação.
.
.
|